sexta-feira, 8 de março de 2013

Fim do Primeiro Round


Imagem retirada do site
 http://www.not1.xpg.com.br/vacinacao-contra-sarampo-em-sao-paulo-imunizacao-e-saude-campanhas/

Se tem algo realmente desagradável neste primeiro semestre de vida dos bebês, esse algo se chama VACINA. Assusta o neném, ele costuma ficar chatinho, tem sempre a desagradável sombra de uma possível reação e, para piorar, tem o coração da mãe, que dói, dói, dói, dói...

Mas, ainda bem, dia 16 terminaremos este primeiro e massacrante ciclo. E eu já posso respirar aliviada por não precisar, mensalmente, encaminhá-la à tortura e, principalmente, por saber que ela está imunizada contra muitas doenças importantes. Isto compensa todas as dores de barriga que tive nos dias de vacina! 

Como é bacana, apesar de chato, ver o quanto a medicina evoluiu nos últimos anos e poder tê-la como aliada no crescimento saudável de nossos filhos. É menos uma preocupação saber que doenças que matavam e prejudicavam tanto no passado, hoje, com apenas uma picadinha, são mantidas longe da gente.

Nestes seis meses da Manu, praticamente todas as vacinas foram dadas no posto de saúde. A única exceção foi a Pneumocócica que, por indicação da pediatra, aplicamos em clínica particular. Segundo ela, a vacina encontrada na rede pública de saúde previne apenas contra 10 tipos de bactérias tipo pneumococo, enquanto a encontrada nas clínicas particulares já abrange 13 tipos.

Todas as outras foram aplicadas nos postos de saúde mesmo. E sem grandes transtornos...

Apenas um. Ou dois. Enfim...O suficiente para que eu tenha horror a qualquer agulha furando a coxinha grossa da Manu. A responsável pela barbárie foi a danada da Pentavalente + Polio, que na primeira dose, por conta da má aplicação, causou uma baita inflamação na perninha (a bichinha sofreu, gente!) dela, e na segunda, uma febre chatinha perturbou nosso juízo durante 5 dias. Não curti.

Mas, conversando com outras mães e passeando pela blogosfera, percebi que esta é a mais chata das vacinas. A que tem maior probabilidade de desencadear alguma reação. Por isso, muitas optam por levar seus filhos a clínicas particulares, que fornecem vacinas acelulares.

Para quem não conhece, as vacinas da rede pública são produzidas a partir da célula inteira da bactéria causadora da doença, enquanto as da rede privada contêm apenas fragmentos dessa célula e por isso causam menos reações adversas.

É isso! Depois do dia 16, só quando a gordinha fizer 1 aninho! Hasta la vista, Vacina!

***********************************************************************************

Preciso contar que a gordinha aprendeu a mandar beijo! Morri com tanta fofura! Ela fecha a boquinha, faz um esforço danado e depois estala os lábios. A cada beijo, agarro e aperto muito a minha delicinha beijoqueira!

Um comentário:

  1. Vacina é um mal necessário, só passando por elas pra melhor entender. Quanto aos beijos...ah, que delícia, agora a Manú vai nos encher de gracinhas como esses beijos.

    ResponderExcluir