quarta-feira, 27 de março de 2013

Não Teve Jeito...


E não teve jeito: a gripe chegou à Manu.

Confesso que quando a vi de olhar caído e lacrimejante, nariz escorrendo, sem apetite e com uma tosse chata, minha perna bambeou. Primeira doencinha da gordinha para eu cuidar. Medo de não conseguir identificar os sintomas. Medo que ela estivesse sentindo dor. Medo de não dar conta.

Primeira providência: ligar para a pediatra. Eu estava cogitando leva-la à emergência do plano, mas a doutora afirmou não ser necessário. Nebulização, lavagem do nariz com soro e Tylenol bebê em caso de febre resolveriam o problema.

Respirei fundo, vi o quão boba estava sendo e fui providenciar os apetrechos para começar o combate à gripe.

A nebulização, como já era de se imaginar, não foi fácil. Manuela não curtiu aquele ar esquisito saindo em excesso na sua cara. Fugia o quanto podia. Chorava. Resmungava. Mas a segurei firme. Depois, lavei seu narizinho e a coloquei para dormir, com muito, muito, muito denguinho, é claro! Chamego de mãe é o melhor remédio.

Custou um pouco para pegar no sono, pois a tosse não a permitia. Mas nada que com carinho e paciência, ela não tenha vencido.

E acordou bem! Querendo colo, manhosa. Mas não estava mole, nem abatida como de manhã. E o nariz não mais escorreu. Finalmente, mamou, comeu e me mandou muitos beijos. Uma enxurrada. 

Apenas a tosse ainda insiste em aparecer na hora da soneca...

A verdade é que essa gripe a pegou apenas de raspão. Minha gordinha é forte e não caiu. Foi só um sustinho para lembrar que crianças adoecem e que, uma hora ou outra, terei de lidar com essa situação. Não tem jeito.

Continuo com os cuidados recomendados pela pediatra e abusando da dose extra de carinho. Com certeza, já já, ela estará 100%.

4 comentários:

  1. Logo logo ela estará 100% boa! Mas que a primeira gripinha a gente, que é mãe, não esquece, é verdade, viu? bjo

    ResponderExcluir
  2. Criança é assim mesmo.As doenças do jeito que vem vão. Que bom você ter tido controle da situação. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
  3. Gripe é chatinha, mas tudo dá certo!!! Eles passam por essas melhores do que nós... sempre.

    às vezes, eu colocava o cano do nebulizador direto no rostinho dela, sem, necessariamente, encaixar a máscara, pq ela se irritava com a máscara, funcionava.

    Quanto ao tylenol, eu tbm dava o bb, era melhor, à princípio. Hoje eu dou o normal, 1 gota por quilo. =)

    Deixar no banheiro enquanto vc toma banho tbm funciona, viu?? a fumacinha dá uma melhorada na respiração.

    Já ouviu falar de NOSEFRIDA? É um sugador de meleca do nariz, excelente!!! Usei muito, mas muito, muito, muito, muito!!!!!

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
  4. Paty,
    realmente não tem nada que mexa mais com a gente do que quando os pequenos adoecem... Que bom que ela já amanheceu melhorzinha!
    Um beijo, obrigada pelo comentário carinhoso no MMqD!
    Marusia
    http://maeperfeita.wordpress.com

    ResponderExcluir