quarta-feira, 29 de maio de 2013

À procura da escolinha perfeita

http://blogdoemilsontavares.blogspot.com.br/2012/11/vai-ser-no-quadro-negro.html


Foi dada a largada para encontrar a escolinha perfeita!

Durante minha vida, estudei em duas escolas diferentes. Em uma, fui alfabetizada. Na outra, cursei desde o ensino fundamental até o vestibular. Ambas de linhas pedagógicas tradicionais.

Tive uma boa formação, professores competentes e mesmo tendo passado mais de dez anos desde a formatura, as memórias ainda estão bem vivas, pois amava o meu colégio.  E, como eu, acredito que a maioria dos que estudaram comigo compartilha da mesma opinião.

Estou amadurecendo a ideia de colocar a Manu em alguma escolinha a partir do ano que vem. Em fevereiro, ela completa um ano e meio e acho que a experiência será importante para nós duas. Meio período para que ela socialize, aprenda, se desenvolva. Meio período para que eu desapegue (será?), amadureça e evolua.

Ontem comecei minha primeira busca.

Primeiro, fui pesquisar sobre as propostas pedagógicas que existem por aí. As mais comuns são a Tradicional, a Construtivista e a Montessoriana. Mas vi outras, como Waldorf, Comportamentalista  Logosofia, mas imagino que haja outras.

A Tradicional é a mais popular aqui no Brasil e tem o professor como figura central. A matéria é ensinada de forma sistematizada e o conhecimento,  avaliado através de provas. A rigidez é comum nesta linha e o vestibular é o grande foco.

Na Construtivista, o aluno tem autonomia para produzir seu próprio conhecimento. Nela, o professor funciona como orientador, um propositor de problemas. A ênfase é no aspecto cognitivo. Ao contrário da tradicional, esta linha foi criada para que não houvesse avaliações, pois o aluno deve construir seu conhecimento ao longo das aulas, mas as escolas adaptam este conceito na hora de avaliar seus alunos.

A Montessoriana tem como princípios a experiência concreta e a observação. As atividades ficam dispostas em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia, leva em conta a personalidade de cada criança. Ela deve cumprir os módulos obrigatórios para avançar nos estudos. O aluno aprende a fazer escolhas e é incentivada a se aproximar da ciência, da arte e da música.

Claro que essas são apenas definições superficiais sobre questões tão complexas.
Gostaria que Manu ingressasse em escola Construtivista, visto que acho importante estimulá-la desde cedo. 

Por outro lado, confesso não ter grandes objeções às escolas tradicionais. Talvez por ter estudado a vida toda em uma, não sou totalmente contra o método.

Tendo isso em mente, montei uma lista na qual constam instituições de ambas as linhas. Separei, também, por região.

A ideia é começar as visitações pelas escolas construtivistas para conhecer suas propostas a fundo. Além, é claro, de avaliar as instalações, a equipe e, como não?, o preço.

Se alguma se encaixar naquilo que acredito ser o melhor para a baixinha, pimba! Temos o lugar! Caso nenhuma preencha os meus requisitos, procurarei as escolas tradicionais.


Por enquanto é isso! E nada garante que não mudarei de ideia no meio do caminho! O negócio é encontrar aquilo que for melhor pra minha delicinha.

3 comentários:

  1. é isso aí, Pati!! Procure desde já, visite, vá conhecer o lugar, a coordenadora (pq sempre são mulheres, né?), as professoras... já vai entendendo como funciona e quando vc avaliar a quinta escola, vai saber um pouco do que está falando... até hoje eu não sei avaliar escola direito, mas sempre levo em conta a limpeza, o bom humor das OUTRAS professoras (pq a que fala comigo é sempre muito feliz, mas e as outras, que estão com as crianças????), a organização, custo, o endereço e a linha de atuação.

    Conte-nos do que vc achar por aí!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ta certo Pati, é bom procurar bem, se informar... mas tenho que assumir que fui descobrir que existiam difentes propostas pedagógias bem depois! ehehe, Esse método Montessoriana fui descobrir no mundo dos blogs..
    beijoos pra vcs!
    http://www.antonellaesuaboneca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Assim mesmo que fiz com vocês. Fui em várias escolinhas e escolhi a que achei melhor. Boa sorte na sua pesquisa. A Manuela merece!!

    ResponderExcluir